O que fazemos

O Projeto Ponte pretende contribuir para três aspetos essenciais à integração dos JENA: educação formal, aprendizagem da língua portuguesa e atividades extracurriculares.

Educação formal

Relativamente à educação formal, queremos apoiar os profissionais da área da educação para que estejam preparados para receber e apoiar estes jovens na escola. De momento, as escolas não possuem ferramentas de apoio e compreensão intercultural para benefício de alunos provenientes de diferentes origens e contextos. Consequentemente, estes jovens têm grandes dificuldades em concluir o ensino obrigatório, em progredir para o ensino superior ou em ingressar no mercado de trabalho. O Projeto Ponte oferece formação cultural e consultoria aos profissionais de educação que trabalham com estes jovens.

Língua Portuguesa

Relativamente à aprendizagem da língua portuguesa, queremos oferecer continuidade. Apesar da aprendizagem da língua local ser um conhecido fator-chave para uma inclusão bem sucedida, a aprendizagem de Português não faz parte do programa de acolhimento oficial, recaindo esta responsabilidade sobre as escolas e os centros de acolhimento, que geralmente não têm os recursos necessários. O Projeto Ponte oferece apoio prático ao encontrar professores, espaços e materiais para que os jovens possam continuar a aprender a língua.

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares também não são garantidas a estes jovens. No Ponte, acreditamos que atividades que correspondam aos interesses dos jovens e a socialização frequente fora dos centros de acolhimento contribuem tanto para a inclusão social quanto para o bem-estar individual. É por isso que pretendemos criar parcerias com organizações locais e encontrar voluntários que ajudem cada jovem a desenvolver os seus interesses.