A língua é um fator-chave da inclusão – ela permite compreender a matéria que é lecionada na escola, procurar emprego, comunicar com colegas, criar laços na comunidade e desenvolver um sentido de pertença e autonomia.
Mas muitas vezes, a aprendizagem de uma nova língua num novo país é tão importante quanto difícil.
À chegada a Portugal, estes jovens entram no sistema escolar e estudam a língua na disciplina de Português Língua não Materna (PLNM). Esta disciplina inicia-se no nível A1 e pressupõe familiaridade com o alfabeto e sons latinos. Para jovens que nunca foram à escola ou que não conhecem línguas latinas, este não é um nível básico.
Por isso, criámos o Português A0. Trata-se de um programa de alfabetização e introdução sociocultural para alunos migrantes dos 14-18 anos, recém-chegados a Portugal, iletrados ou sem domínio prévio de uma língua latina.
Queremos actuar no período entre a sua chegada a Portugal e o ingresso no sistema escolar, que pode ir de breves semanas a alguns meses, por forma a capacitar os estes jovens com bases para uma aprendizagem efectiva na disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM).
Trabalhamos com turmas pequenas (5 a 10 alunos), o que permite um trabalho mais personalizado, o desenvolvimento de relações próximas e a criação de uma rede de apoio para os alunos.
